WIW Project

WIW Project

Conheça nossas motivações e objetivos, as etapas, a equipa e os parceiros envolvidos no projeto.

Welcome

Immigrant Woman

WIW Project é uma iniciativa dedicada ao bem-estar psicossocial e à inclusão de mulheres imigrantes em Portugal. Nosso objetivo principal é fornecer uma análise abrangente do panorama da migração feminina no país, além de desenvolver ações concretas que apoiem e fortaleçam esse processo, com base em evidências. Após a realização de um extenso estudo teórico, estamos agora na etapa de avaliação nacional. Essa etapa nos permitirá descobrir sobre as características das mulheres migrantes, suas necessidades no contexto da migração e as intersceções como questões de género, empoderamento, discriminação e qualidade de vida. Por fim, será desenvolvido e implementado um programa piloto para atuar sobre as necessidades identificadas nas etapas anteriores. Neste programa, concentraremos esforços para capacitar mulheres imigrantes em Portugal abordando tópicos especificos do contexto português, tais como imigração, leis e direitos das mulheres, acesso aos serviços públicos, empreendedorismo, economia e trabalho. Além disso, iremos abordar questões relacionadas com direitos e ativismo, género e empoderamento, bem como o desenvolvimento de competências pessoais, com ênfase na autoestima, autoconsciência, resiliência e bem-estar.

Nossas Motivações

Desigualdades Persistentes:

As mulheres continuam a enfrentar disparidades em em relação aos homens, incluindo menor acesso a oportunidades, educação, renda e direitos, que aumentam as desigualdades e as situações de violência com base no género (WEF, 2023).

Vulnerabilidades Ampliadas:

Mulheres migrantes podem enfrentar desafios adicionais resultantes da interseção com outras questões como etnia, cultura e fatores sociais, além da necessidade de adaptação a um novo local, muitas vezes sem uma rede de suporte adequadas (IOM, 2021).

Desafios Locais:

Portugal demonstra comprometimento com a igualdade de gênero e migração. No entanto, o país ainda é apontado como com amplos espaços para melhorias (ACM, 2021).

Metas Globais:

A igualdade de gênero e a promoção de sociedades mais pacíficas e inclusivas são objetivos da agenda de desenvolvimento global até 2023, visando o empoderamento, a redução de disparidades e a participação social (UN, 2015).

Objetivos

Explorar as intervenções voltadas para a promoção do bem estar psicossocial e empoderamento de mulheres imigrantes.

Compreender quem são e quais as principais necessidades das mulheres migrantes em Portugal.

Promover a capacitação para maior inclusão e bem-estar psicossocial das mulheres imigrantes.

Avaliar a eficacia do programa de intervenção WIW PROJECT.

Etapas WIW Project

Revisão
Sistemática
da Literatura

Concluído

Through this review,  we analyzed 13 interventions used to promote the  psychosocial well-being and empowerment of immigrant women, identifying  future many benefits of these approach and challenges to  consider.

National
Quantitative and qualitative Research

Estamos Aqui

At this stage, we used a national quantitative and qualitative approach, through a questionnaire with the aim of outlining profiles and needs of migrant women in Portugal and understanding how we can better support them.

Programa Piloto,
quasi- experimental e
longitudinal

Next Steps

We focused on empowering immigrant women through our intervention program, and evaluated the effectiveness of the program by comparing the intervention and control groups at 3 assessment moments.

Ajude-nos a dar voz à sua experiência:

Mulheres migrantes em Portugal, com mais de 18 anos, podem participar e contribuir para a recolha de dados do WIW Project. Por favor, responda ao formulário abaixo, disponível em sete idiomas e com tradução livre para os demais idiomas.

Equipa

Patricia Silva

Investigadora Principal

Psicóloga, mestre e aluna de doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Beira Interior, com foco de estudos em género, migração e direitos humanos, desenvolvendo trabalhos como bolseira de investigação pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Ver Detalhes

Henrique Pereira

Orientador

Psicólogo, doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade Nova de Lisboa e professor associado com agregação na Universidade da Beira Interior onde desenvolve investigação e leciona na área da psicologia clínica e da saúde, sexualidade humana, género e métodos de investigação.

Ver Detalhes

Sandra Carriço

Co-orientadora

Socióloga, pós-graduada em desenvolvimento e cidadania e mestre em empreendedorismo e serviço social pela Universidade da Beira Interior. Desenvolve trabalhos como técnica superior no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) da Câmara Municipal do Fundão.

Ver Detalhes

Parceiros